Fluidos cinematográficos

uma contextualização histórica e científica da água no cinema de ficção científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v17i1.982

Palavras-chave:

água , cinema , ficção científica , arte e ciência , representações hídricas

Resumo

Este artigo realiza uma análise qualitativa sobre a representação da água no cinema de ficção científica, explorando-a como elemento narrativo, simbólico e científico ao longo da história do cinema. A pesquisa integra elementos da análise cinematográfica e dos estudos culturais para compreender como a água é representada e compreendida na história do cinema de ficção científica. Investigam-se filmes emblemáticos que têm a água como elemento central, desde suas primeiras representações até projeções futuristas. A análise é fundamentada em uma contextualização histórica, considerando o desenvolvimento científico e tecnológico, eventos históricos e preocupações ambientais que moldaram a concepção e representação da água no cinema. Além disso, são investigados os elementos visuais, narrativos e científicos presentes nessas obras cinematográficas, visando compreender as interconexões entre ciência, cultura e imaginação na construção dessas narrativas. Conclui-se que as representações da água transcendem sua dimensão visual, sendo cruciais na construção simbólica e narrativa das obras. É notória a influência do desenvolvimento científico, eventos históricos e preocupações ambientais na evolução dessas representações. Destaca-se a complexa interação entre ciência, cultura e imaginação, evidenciando a habilidade no uso da água para transmitir significados profundos sobre a condição humana e sua conexão com o meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

000 LÉGUAS SUBMARINAS. Direção: R. Fleischer. Estados Unidos: Walt Disney Productions, 1954. Colorido, (127 min.), 1 DVD.

: UMA ODISSEIA NO ESPAÇO. Direção: S. Kubrick. Reino Unido: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), 1968. Colorido, (149 min.), 1 DVD.

A MULHER DE VÊNUS. Direção: E. Illés. Hungria: Sascha Film, 1918. Preto & Branco, (85 min.), 1 DVD.

AQUAMAN. Direção: J. Wan. Estados Unidos: Warner Bros. Pictures, DC Films, 2018. Colorido, (143 min.), 1 DVD.

BAZIN, A. Qu'est-ce que le cinéma? Paris: Éditions du Cerf, 1945.

BORDWELL, D.; THOMPSON, K. Film art: an introduction. New York: McGraw-Hill Education, 2019.

BUELL, L. Writing for an endangered world: literature, culture, and environment in the US and beyond. Cambridge: Harvard University Press, 2001. DOI: https://doi.org/10.4159/9780674029057

CSICSERY-RONAY JR., I. The seven beauties of science fiction. Middletown: Wesleyan University Press, 2008.

CUBITT, S. The cinema effect. Cambridge: MIT Press, 2005. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/1832.001.0001

CURTIS, S. The shape of spectatorship: art, science, and early cinema in Germany. New York: Columbia University Press, 2015. DOI: https://doi.org/10.7312/columbia/9780231134033.001.0001

DUFOUR, É. O cinema de ficção científica. Lisboa: Texto & Grafia, 2012.

EISENSTEIN, S. Film form: essays in film theory. New York: Harcourt Brace, 1969.

FOUCAULT, M. The order of things: an archaeology of the human sciences. New York: Vintage Books, 1994.

GLEICK, P.H. Water: the epic struggle for wealth, power, and civilization. New York: Vintage Books, 2012.

FROMM, H; GLOTFELTY, C. (eds.). The ecocriticism reader: landmarks in literary ecology. Athens: University of Georgia Press, 1996.

HALL, S. Representation: Cultural Representations And Signifying Practices. London: Sage, 1997.

INTERSTELLAR. Direção: C. Nolan. Estados Unidos: Paramount Pictures, Warner Bros. Pictures, 2014. Colorido, (169 min.), 1 DVD.

MCGINN, C. The power of movies: how screen and mind interact. New York: Pantheon Books, 2019.

McLUHAN, M. Understanding media: the extensions of man. New York: McGraw-Hill, 1964.

SOBCHACK, V. Screening space: the american science fiction film. New York: Ungar, 1987.

SOLARIS. Direção: A. Tarkovsky. União Soviética: Mosfilm, 1972. Colorido, (166 min), 1 DVD.

THE ABYSS. Direção: J. Cameron. Estados Unidos: 20th Century Fox, 1989. Colorido, (171 min.), 1 DVD.

THE SHAPE OF WATER. Direção: G. del Toro. Estados Unidos: Fox Searchlight Pictures, 2017. Colorido, (123 min), 1 DVD.

VIAGEM À LUA. Direção: G. Méliès. França: Star Film Company, 1902. Preto e Branco, (14 min.), 1 DVD.

VIAGEM ATRAVÉS DO IMPOSSÍVEL. Direção: G. Méliès. França: Star Film Company, 1904. Preto e Branco, (24 min.), 1 DVD.

WATERWORLD. Direção: K. Reynolds. Estados Unidos: Universal Pictures, 1995. Colorido, (135 min), 1 DVD.

WILLIAMS, R. Culture is ordinary. In: SZEMAN, Imre; KAPOSY, Timothy (Ed.) Cultural theory: an anthology. Hoboken: Wiley-Blackwell, 2011. p. 53-59.

Recebido em dezembro de 2023

Aceito em março de 2024

Downloads

Publicado

22-07-2024

Edição

Seção

Dossiês