Fluidos cinematográficos
uma contextualização histórica e científica da água no cinema de ficção científica
DOI:
https://doi.org/10.53727/rbhc.v17i1.982Palabras clave:
água , cinema , ficção científica , arte e ciência , representações hídricasResumen
Este artigo realiza uma análise qualitativa sobre a representação da água no cinema de ficção científica, explorando-a como elemento narrativo, simbólico e científico ao longo da história do cinema. A pesquisa integra elementos da análise cinematográfica e dos estudos culturais para compreender como a água é representada e compreendida na história do cinema de ficção científica. Investigam-se filmes emblemáticos que têm a água como elemento central, desde suas primeiras representações até projeções futuristas. A análise é fundamentada em uma contextualização histórica, considerando o desenvolvimento científico e tecnológico, eventos históricos e preocupações ambientais que moldaram a concepção e representação da água no cinema. Além disso, são investigados os elementos visuais, narrativos e científicos presentes nessas obras cinematográficas, visando compreender as interconexões entre ciência, cultura e imaginação na construção dessas narrativas. Conclui-se que as representações da água transcendem sua dimensão visual, sendo cruciais na construção simbólica e narrativa das obras. É notória a influência do desenvolvimento científico, eventos históricos e preocupações ambientais na evolução dessas representações. Destaca-se a complexa interação entre ciência, cultura e imaginação, evidenciando a habilidade no uso da água para transmitir significados profundos sobre a condição humana e sua conexão com o meio ambiente.
Descargas
Citas
000 LÉGUAS SUBMARINAS. Direção: R. Fleischer. Estados Unidos: Walt Disney Productions, 1954. Colorido, (127 min.), 1 DVD.
: UMA ODISSEIA NO ESPAÇO. Direção: S. Kubrick. Reino Unido: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), 1968. Colorido, (149 min.), 1 DVD.
A MULHER DE VÊNUS. Direção: E. Illés. Hungria: Sascha Film, 1918. Preto & Branco, (85 min.), 1 DVD.
AQUAMAN. Direção: J. Wan. Estados Unidos: Warner Bros. Pictures, DC Films, 2018. Colorido, (143 min.), 1 DVD.
BAZIN, A. Qu'est-ce que le cinéma? Paris: Éditions du Cerf, 1945.
BORDWELL, D.; THOMPSON, K. Film art: an introduction. New York: McGraw-Hill Education, 2019.
BUELL, L. Writing for an endangered world: literature, culture, and environment in the US and beyond. Cambridge: Harvard University Press, 2001. DOI: https://doi.org/10.4159/9780674029057
CSICSERY-RONAY JR., I. The seven beauties of science fiction. Middletown: Wesleyan University Press, 2008.
CUBITT, S. The cinema effect. Cambridge: MIT Press, 2005. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/1832.001.0001
CURTIS, S. The shape of spectatorship: art, science, and early cinema in Germany. New York: Columbia University Press, 2015. DOI: https://doi.org/10.7312/columbia/9780231134033.001.0001
DUFOUR, É. O cinema de ficção científica. Lisboa: Texto & Grafia, 2012.
EISENSTEIN, S. Film form: essays in film theory. New York: Harcourt Brace, 1969.
FOUCAULT, M. The order of things: an archaeology of the human sciences. New York: Vintage Books, 1994.
GLEICK, P.H. Water: the epic struggle for wealth, power, and civilization. New York: Vintage Books, 2012.
FROMM, H; GLOTFELTY, C. (eds.). The ecocriticism reader: landmarks in literary ecology. Athens: University of Georgia Press, 1996.
HALL, S. Representation: Cultural Representations And Signifying Practices. London: Sage, 1997.
INTERSTELLAR. Direção: C. Nolan. Estados Unidos: Paramount Pictures, Warner Bros. Pictures, 2014. Colorido, (169 min.), 1 DVD.
MCGINN, C. The power of movies: how screen and mind interact. New York: Pantheon Books, 2019.
McLUHAN, M. Understanding media: the extensions of man. New York: McGraw-Hill, 1964.
SOBCHACK, V. Screening space: the american science fiction film. New York: Ungar, 1987.
SOLARIS. Direção: A. Tarkovsky. União Soviética: Mosfilm, 1972. Colorido, (166 min), 1 DVD.
THE ABYSS. Direção: J. Cameron. Estados Unidos: 20th Century Fox, 1989. Colorido, (171 min.), 1 DVD.
THE SHAPE OF WATER. Direção: G. del Toro. Estados Unidos: Fox Searchlight Pictures, 2017. Colorido, (123 min), 1 DVD.
VIAGEM À LUA. Direção: G. Méliès. França: Star Film Company, 1902. Preto e Branco, (14 min.), 1 DVD.
VIAGEM ATRAVÉS DO IMPOSSÍVEL. Direção: G. Méliès. França: Star Film Company, 1904. Preto e Branco, (24 min.), 1 DVD.
WATERWORLD. Direção: K. Reynolds. Estados Unidos: Universal Pictures, 1995. Colorido, (135 min), 1 DVD.
WILLIAMS, R. Culture is ordinary. In: SZEMAN, Imre; KAPOSY, Timothy (Ed.) Cultural theory: an anthology. Hoboken: Wiley-Blackwell, 2011. p. 53-59.
Recebido em dezembro de 2023
Aceito em março de 2024
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Thaís Mendes Rocha, Cíntia Foloni Santoro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.