Condições de criação da Escola de Engenharia do Pará

a valorização e formação científica dos Engenheiros (1870 -1931)

Autores/as

  • Erick Elisson Hosana Ribeiro Universidade Federal do Pará (IEMCI/UFPA)
  • José Jerônimo de Alencar Alves Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v8i2.190

Palabras clave:

ciências, engenharia, Amazônia, história, ensino

Resumen

Neste trabalho examinamos as condições que possibilitaram a fundação da primeira Escola de Engenharia do Pará. Os fundadores dessa escola se formaram, sobretudo, na Escola de Engenharia do Rio de Janeiros e a seguir passaram a atuar profissionalmente nas construções voltadas para a modernização do espaço público paraense. Por esses motivos, analisamos essa formação e atuação para compreender como elas criaram condições para que a Escola de Engenharia do Pará pudesse ser criada. O período em análise se situa entre as décadas de 1870 e 1930, pois ele abranger a criação da criação da Escola Politécnica do Rio de Janeiro, criada em 1874, e a da Escola de Engenharia do Pará, criada em 1931. Observamos que, várias matérias técnicas e científicas no currículo da escola em que esses engenheiros se formaram, foram voltadas para a modernização do espaço público. Essa modernização era acentuada no espaço público paraense onde passaram a atuar, após essa formação. Portanto a formação, no rio de Janeiro e a atuação no Pará foram fatores determinantes para que pudessem fundar a Escola do Pará. Entretanto, não foram apenas os fatores de ordem técnica e científica que possibilitaram a criação Escola de Engenharia do Par. Para isso contribuíram também fatores estéticos, pois os engenheiros que a fundaram foram valorizados, também, por serem identificados como os profissionais capazes de introduzir a estética da modernidade no espaço urbano local e afastar a elite local do cenário associado à cultura indígena, à natureza selvagem outros elementos indesejáveis pelos padrões estéticos da modernidade.

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Biografía del autor/a

Erick Elisson Hosana Ribeiro, Universidade Federal do Pará (IEMCI/UFPA)

Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA); mestre em Educação em Ciências pelo Instituto de Educação Matemática e Científica.

José Jerônimo de Alencar Alves, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professor ; doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP); e professor do Programa de Pós Graduação em Educação em Matemáticas e Ciências do IEMCI/UFPA.

Publicado

23-12-2015

Número

Sección

Artigos