Uma trajetória da disciplina de análise e um estado do conhecimento sobre seu ensino
Palabras clave:
educação matemática no Ensino Superior, ensino de análise, nsino de Cálculo Diferencial e Integral, formação matemática do professor, História de processos pedagógicosResumen
A nossa pesquisa está divida em duas etapas. Na primeira, que pode ser identificada como uma pesquisa do estado do conhecimento, fizemos um mapeamento da produção brasileira relativa ao ensino de análise, uma análise quantitativa desses dados e levantamos questões críticas que emergiram das discussões apresentadas. Concluímos que a quantidade de pesquisas em ensino de análise ainda é pequena, há poucos pesquisadores trabalhando com essa temática, os trabalhos estão relativamente isolados entre si e há muitas questões sem resposta sobre a importância e relevância da disciplina de análise em cursos de formação de professores de Matemática. A segunda etapa, que pode ser inserida dentro da História da Educação Matemática, abordando a temática História dos processos pedagógicos, traz um panorama de como vem se estruturando o programa de modo geral; e os objetivos, conteúdos e bibliografia da disciplina de análise em dois cursos de licenciatura em Matemática (da sua criação até os dias atuais): o da Universidade de São Paulo (IME-USP) e da Universidade Estadual Paulista (IGCE-UNESP). O estudo foi realizado por meio de grades curriculares e programas de disciplinas de análise. Dessa seção, concluímos que a disciplina de análise está cristalizada: objetivos não tocaram a questão da formação do professor ou o fizeram de forma pontual, conteúdos e bibliografia pouco se alteraram ao longo dos anos. Das duas partes conjuntamente, vimos que a segunda confirmou algumas hipóteses levantadas na primeira e que, de fato, o campo em ensino de análise ainda tem muitos pontos inexplorados.
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