Descolonizando a educação científica
reflexões e estratégias para a utilização da história da ciência e ciência, tecnologia e sociedade em uma abordagem decolonial
DOI:
https://doi.org/10.53727/rbhc.v15i2.809Palabras clave:
História da Ciência, CTS, Decolonialidade, Epistemologias do SulResumen
Quando refletimos sobre uma educação científica descolonizadora, resgatamos a história de pessoas, principalmente em suas relações com a ciência, a tecnologia e a sociedade. O presente artigo objetiva trazer essa e outras reflexões e estratégias de como descolonizar a história da ciência (HC) em uma abordagem ciência-tecnologia-sociedade (CTS). O nosso estudo está centrado em uma análise teórico-reflexiva que dialoga com a literatura, com o intuito de romper as fronteiras entre os diferentes saberes e direcionar uma educação científica decolonial. Os resultados nos mostram a necessidade tanto da educação CTS quanto da HC para a construção de um pensamento crítico em relação à ciência, ao mundo e à sociedade, que pode ser alcançado por meio da decolonialidade.
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