O teste Stanford-Binet no Brasil

uma análise das revisões de Pernambuco e do Rio de Janeiro (1925-1935)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v17i1.937

Palabras clave:

história da psicologia , Lewis Terman (1877-1956), testes de inteligência , Ulysses Pernambucano (1892-1943), Ernani Lopes (1885-1969)

Resumen

Em 1916, Lewis Terman publicou uma das versões mais populares do teste de inteligência de Binet-Simon nos Estados Unidos: a Stanford-Binet. Ela foi considerada um marco na história dos testes porque inseriu o conceito de quociente de inteligência (QI) nesse tipo de avaliação. Este artigo procura investigar o processo de elaboração de duas versões do Stanford-Binet no Brasil, cujo trabalho foi liderado por Ernani Lopes no Rio de Janeiro e Ulysses Pernambucano no Recife. Nosso objetivo é o de demonstrar que esses pesquisadores tiveram um papel ativo na reelaboração desses testes, que muitas vezes justificaram a vinculação que foi estabelecida também por eles entre raça, classe e inteligência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

A CLÍNICA de Eufrenia. Arquivos Brasileiros de Higiene Mental, v. 5, n. 2, p. 65-98, 1932.

ACCORSI, G.E. Ernani Lopes. Médicos que atuaram no Hospital Nacional de Alienados (blog). In: Biblioteca Virtual em História do Patrimônio Cultural da Saúde, 2018. Disponível em: https://hpcs.bvsalud.org/wp-content/uploads/2018/07/Lopes-Ernani.pdf Acesso em: 9 abr. 2024.

ALBUQUERQUE, J.J.C.C. Tests. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1928.

ALVES, I. Teste individual de inteligência. 3. ed. Rio de Janeiro: Typographia d’A Encadernadora, [1926] 1932a.

ALVES, I. Teste collectivos de intelligencia (Terman group test) e a sua aplicação nas escolas públicas. Boletim de Educação Pública, v. 2, n. 3 e 4, p. 397-435, 1932b.

ALVES, I. A seleção dos super-normais. Revista do Ensino, n. 101, p. 66-72, 1934.

ANITA Paes Barreto. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 20, n. 3, p. 49, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-98932000000300009. Acesso em: 27 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-98932000000300009

ANTIPOFF, H. A criança bem dotada. Revista do Ensino, n. 176, p. 21-25, 1946.

BARRETO, A. Revisão pernambucana da escala Binet-Simon-Terman. Arquivos da Assistência a Psicopatas de Pernambuco, v. 5, n. 1 e 2, p. 164-188, 1935.

BARRETO, A.; CAMPOS, A. Revisão pernambucana da escala Binet-Simon-Terman. Arquivos da Assistência a Psicopatas de Pernambuco, v. 4, n. 1, p. 1-18, 1934.

BINET, A.; SIMON, T. The development of intelligence in children (The Binet-Simon scale). Baltimore: Williams & Wilkins, 1916. DOI: https://doi.org/10.1037/11069-000

CAMPOS, A. Revisão da escala Binet-Simon-Terman. Archivos da Assistência a Psicopatas de Pernambuco, v. 2, n. 1, p. 84-87, 1932.

CAMPOS, R.H.; BORGES, A.A.P. De Genève à Belo Horizonte, une histoire croisée: circulation, réception et réinterprétation d-un modèle européen des classes spéciales au Brésil des années 1930. Paedagogica Historica, v. 50, p. 195-212, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/00309230.2013.872680

CARSON, J. Measure of merit: talents, intelligence, and inequality in the French and American Republics, 1750-1940. New Jersey: Princeton University Press, 2007. DOI: https://doi.org/10.1515/9780691187679

CASTRO, R.D. A sublimação do id primitivo em ego civilizado: o projeto dos psiquiatras-psicanalistas para civilizar o país (1926-1944). Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Rio de Janeiro, 2014.

CERQUEIRA, E.C.B. A Sociedade Brasileira de Neurologia, Psiquiatria e Medicina Legal: debates sobre ciência e assistência psiquiátrica (1907-1933). Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Rio de Janeiro, 2014.

CHAPMAN, P.D. Schools as sorters: Lewis M. Terman, applied psychology, and the intelligence testing movement, 1890-1930. New York: New York University Press, 1988.

COUTINHO, C. Contribuição à revisão pernambucana da escala de Binet-Simon-Terman. Arquivos da Assistência a Psicopatas de Pernambuco, v. 3, n. 1, p. 15-26, 1933.

DÁVILA, J. Diploma de brancura. São Paulo: Editora Unesp, 2006.

[DOCUMENTOS referentes ao Instituto de Educação]. Arquivo pessoal de Lourenço Filho, série temática, classificação LF t Inst. Educ. Rio de Janeiro: CPDOC/Fundação Getulio Vargas, 1927-1964.

FACCHINETTI, C.; MOTA, A.; MUÑOZ, P. A higiene mental no Brasil: racismo, eugenia e infância no Rio de Janeiro (anos 1920 a 1960). In: CAMPOS, R.; RUPERTHUZ, M. (org.). Higiene mental, psiquiatría y sociedad en Iberoamérica (1920-1960). Madrid: La Catarata, 2022. p. 20-30.

FASS, P. The IQ: a cultural and historical framework. American Journal of Education, v. 88, n. 4, p. 431-458, 1980. DOI: https://doi.org/10.1086/443541

FROTA, Z. Crianças super-normais através do estudo de L. Terman. Revista do Ensino, v. 7, n. 97, p. 7-25, 1933.

GOULD, S.J. A falsa medida do homem. São Paulo: Martins Fontes, 2018.

HACKING, I. The taming of chance. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.

JACÓ-VILELA, A.M. Psychological measurement in Brazil in the 1920s and 1930s. History of Psychology, v. 17, n. 3, p. 237-248, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1037/a0035333. Acesso em: 27 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1037/a0035333

JACÓ-VILELA, A.M.; SILVA, V. Medición psicológica en Brasil: la recepción particular de las técnicas de evaluación. In: BARRERA, R. História local de la psicologia. Santiago: Ediciones Universidad Santo Tomás, 2016. p.125-144.

JACÓ-VILELLA, A.M. et al. Psicologia na psiquiatria: testes psicológicos no pavilhão de observação do Hospício Nacional de Alienados (1907-1925). In: VENANCIO, A.T.; DIAS, A.T. (org.). O Hospício da Praia Vermelha: do Império à República (Rio de Janeiro, 1852-1944). Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2022. DOI: https://doi.org/10.7476/9786557081723.0013

LEVINE, P. Eugenics: a very short introduction. New York: Oxford University Press, 2017. DOI: https://doi.org/10.1093/actrade/9780199385904.001.0001

LOPES, E. Subsídios à adaptação brasileira dos testes de Binet-Terman. Archivos Brasileiros de Higiene Mental, v. 4, n. 1, p. 17-52, 1931a.

LOPES, E. Subsídios para a adaptação brasileira dos testes de Binet-Terman (continuação). Archivos Brasileiros de Higiene Mental, v. 4, n. 2, p. 97-132, 1931b.

LOPES, E. Subsídios à adaptação brasileira dos testes de Binet-Terman (continuação). Archivos Brasileiros de Higiene Mental, v. 5, n. 1, p. 39-70, 1932.

LOPES, M.B.L.; FIALHO, I.A. Sugestões para o emprego dos tests. Archivos Brasileiros de Higiene Mental, v. 2, n. 2, p. 68-77, 1929.

MINTON, H.L. Lewis M. Terman: pioneer in psychological testing. New York: New York University Press, 1988.

MONARCHA, C. Testes ABC: origem e desenvolvimento. Boletim: Academia Paulista de Psicologia, v. 28, n. 1, p. 7-17, 2008.

O LABORATÓRIO de psicologia. Archivos Brasileiros de Higiene Mental, p. 99-107, 1932.

PATTO, M.H.S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 4. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015.

PATTO, M.H.S. Ciência e política na Primeira República: origens da psicologia escolar. Mnemosine, v. 1, n. especial, p. 203-225, 2004.

PATTO, M.H.S. Estado, ciência e política na Primeira República: a desqualificação dos pobres. Estudos Avançados, v. 13, n. 35, p. 167-198, 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40141999000100017

PEQUENA CRUZADA. Pequena Cruzada: 100 anos de história, s.d. p. 2-29. Disponível em: https://www.pequenacruzada.org.br/_files/ugd/47aff8_38063583cf6341d9b345a0546f398e34.pdf. Acesso em: 27 mar. 2024.

PERNAMBUCANO, U. A psicologia em Pernambuco. Archivos Brasileiros de Higiene Mental, v. 3, n. 3, p. 85-90, 1930.

PERNAMBUCANO, U.; BARRETO, A. P. O vocabulário das crianças das escolas primárias do Recife. Arquivos da Assistência a Psicopatas de Pernambuco, v. 1, n. 1, p. 3-33, 1931.

PERNAMBUCANO, U.; CAMPOS, A. O teste “A bola e o campo” em crianças de 12 e 13 anos. Arquivos da Assistência a Psicopatas de Pernambuco, v. 1, n. 1, p. 34-36, 1931.

PORTAVALES, V.; JACÓ-VILLELA, A.M. Maria Brasília Leme Lopes (1909-1996). In: CNPq. Pioneiras da ciência no Brasil: 6. ed. 2016. Disponível em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/mulher-e-ciencia/pioneiras-da-ciencia-1/pioneiras-6a-edicao. Acesso em: 3 abr. 2024.

PORTER, T. The rise of statistical thinking, 1820-1900. New Jersey: Princeton University Press, 2020. DOI: https://doi.org/10.23943/princeton/9780691208428.001.0001

PROF. ULYSSES Pernambucano. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 2, n. 1, p. 3-4, 1944. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0004-282X1944000100001. Acesso em: 27 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0004-282X1944000100001

RECIFE. Projeto de lei ordinária n. 1.335/2020. Declara Anita Paes Barreto como patrona da Psicologia em Pernambuco. Recife: Assembleia Legislativa de Pernambuco, 2020. Disponível em: https://www.alepe.pe.gov.br/proposicao-texto-completo/?docid=6195&tipoprop=p. Acesso em: 27 mar. 2024. Acesso em: 27 mar. 2024.

REIS, J.R.F. Higiene mental e eugenia: o projeto de regeneração nacional da Liga Brasileira de Higiene Mental (1920-30). Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1994.

ROCHA, A.C.S.M. O que fazer com os rudes? Isaías Alves e as divergências sobre o papel da inteligência na organização escolar (1930-1942). Dissertação (Mestrado em História, Política e Bens Culturais) – Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2011.

ROCHA, A.C.S.M. Entre o Brasil e os Estados Unidos: intelectuais, ideias e projetos de educação (1927-1935). Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2020. DOI: https://doi.org/10.7476/9786557080832

ROCHA, A.C.S.M. Isaías Alves. In: JACÓ-VILELA, A.M.; KLAPPENBACH, H.; ARDILA, R. (ed.). The Palgrave biographical encyclopedia of psychology in Latin America. Cham: Palgrave Macmillan, 2023. p. 38-40. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-030-56781-1_562. Acesso em: 27 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-56781-1_562

ROTA JR., C. Recepção e circulação de testes de inteligência na escola de aperfeiçoamento de professores de Belo Horizonte (1929-1946). Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

SATURNINO, M. Psychometria de 100 soldados pelos testes de Binet. Archivos Brasileiros de Higiene Mental, v. 3, n. 1, p. 12-17, 1930.

SOUZA, V.S. Por uma nação eugênica: higiene, raça e identidade nacional no movimento eugênico brasileiro dos anos 1910 e 1920. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 1, n. 2, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.53727/rbhc.v1i2.397. Acesso em: 27 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.53727/rbhc.v1i2.397

SOUZA-CHALOBA, R.F. A contribuição dos estudos sobre grupos escolares para a historiografia da educação brasileira: reflexões para debate. Revista Brasileira de História da Educação, v. 19, p. 1-24, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e063. Acesso em: 27 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e063

STEPAN, N. A hora da eugenia: raça, gênero e nação na América Latina. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005.

STERN, A. Eugenic nation: faults and frontiers of better breeding in modern America. Berkeley: University of California Press, 2005.

TERMAN, L.M. The measurement of intelligence. Cambridge: Riverside Press, 1916. DOI: https://doi.org/10.1037/10014-000

TERMAN, L.M. Intelligence and its measurement: a symposium – II. Journal of Educational Psychology, v. 12, n. 3, p. 127-133, 1921. DOI: https://doi.org/10.1037/h0064940

VIALLE, W. Terminal science? The work of Lewis Terman revisited. Roeper Review, v. 17, n. 1, p. 32-38, 1994. DOI: https://doi.org/10.1080/02783199409553614

VINCENTINI, R. Entre sanatórios e terreiros: Ulysses Pernambuco, René Ribeiro e o projeto reformista da psiquiatria social de Recife (1910-1940). Dissertação (Mestrado em História das Ciências e da Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Rio de Janeiro, 2018.

WINSTON, A.S. Scientific racism and North American psychology. In: The Oxford encyclopedia of psychology, 2020. Oxford: Oxford University Press, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190236557.013.516. Acesso em: 27 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190236557.013.516

Recebido em setembro de 2023

Aceito em novembro de 2023

Publicado

22-07-2024

Número

Sección

Artigos