Galvani versus Volta
a controvérsia esquecida nos livros de Física
DOI:
https://doi.org/10.53727/rbhc.v18i1.1128Palavras-chave:
história da ciência, livro didático, controvérsia, ensino de ciênciasResumo
Este trabalho se desenvolveu na perspectiva de conhecer se a controvérsia entre Alessandro Volta e Luigi Galvani, relacionada à existência da eletricidade animal, é abordada em livros didáticos, tanto de ensino médio, quanto superior. Na medida em que as obras focalizaram, efetivamente, a controvérsia, buscou-se, ainda, conhecer de que forma ela foi abordada. Os dados obtidos foram provenientes de obras publicadas no período de 1980 a 2024. A análise foi realizada com base em cerca de sessenta (60) títulos, entre livros de Física de coleções do Ensino Médio, produzidos por editoras nacionais, compreendendo, inclusive, várias edições do PNLD e outros produzidos antes da primeira edição desse programa. No caso das obras de ensino superior foram selecionados cinco (5) livros dentre aqueles usualmente adotados nas últimas três décadas pela maioria dos cursos de Física do país. Nossos resultados demonstraram que, em linhas gerais, as obras investigadas privilegiam uma abordagem conceitual e formal da eletricidade, sob uma ótica que enfatiza leis, equações e aplicações contemporâneas. A história da ciência, por sua vez, é tratada de forma secundária ou, em diversas situações, sequer mencionada. Isso revela uma orientação didática voltada para a eficácia técnica, em detrimento de uma formação mais ampla que integre aspectos históricos e epistemológicos da Ciência. Nossa pesquisa revela, ainda, que o episódio histórico focalizado guarda uma riqueza de detalhes relacionados aos fazer científico que, certamente, poderiam ser explorados no Ensino de Ciências.
Downloads
Referências
ALBERTONI, P. Galvani e le sue opere. Bologna: Zanichelli, 1888.
Bighetti, R. C. História da Ciência e Livro didático: Robert Boyle e o PNLD 2018-
147 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2019.
BONJORNO, J. R.; RAMOS, C. Física 3: Eletricidade. São Paulo: FTD, 1992.
BISCUOLA, G.; VILLAS BÔAS, N.; DOCA, R. H. Física ensino médio. Vol. 3. São Paulo: Moderna, 2010.
COMENIUS I. A. (2001). Didactica Magna - (1621/1657). (Joaquim Ferreira Gomes, Trad) Versão para eBook, Fundação Calouste Gulbenkian. Recuperado de
http://www2.unifap.br/edfisica/files/2014/12/A_didactica_magna_COMENIUS.pdf
Duarte, J.M. “Bruno Latour (2004). Politiques De La Nature. Comment Faire Entrer Les Sciences En Démocratie; Philippe Meirieu (2004). Faire L'École, Faire La Classe.” Revista Lusofona de Educacao, 2005.
FARIAS, C. R. O.; BAROLLI, E. Casos controversos sob o enfoque de um paradigma indiciário: o ensino de Ciências no horizonte formativo da cidadania ambiental. Perspectiva (UFSC) , v. 31, p. 1131-1156, 2014.
FERRARO, N.; PENTEADO, P.; SOARES, P. T.; TORRES, C.. Física: ciência e tecnologia. Volume único. São Paulo: Moderna, 2001.
GALVANI, L. Opere scelte. Seleção e comentários: Gustavo Barbensi. Turin: Unione Tipografico Editrice Torinese (U.T.E.T.), 1987. 526 p.
GASPAR, A. Física volume único. São Paulo: Ática, 2005.
KANTOR, C. Quanta Física. São Paulo: PD, 2010. História da Ciência em Livros Didáticos de Biologia: Os Conceitos de Genótipo e Fenótipo. ALEXANDRIA: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 333-357, maio. 2018.
KIPNIS, N. Scientific controversies in teaching science: the case of Volta. Science & Education v. l0, p. 33-41, 2001.
MARTINS, R. A. Alessandro Volta e a invenção da pilha: dificuldades no estabelecimento da identidade entre o galvanismo e a eletricidade. Acta Scientiarum. v. 21, n.4, p.823-835, 1999.
MATTHEWS, M. R. Science Teaching: The Role of History and Philosophy of Science. Routledge, 1994.
MÁXIMO, A.; ALVARENGA, B. Física volume único. São Paulo: Scipione, 1997.
MOURA, B. A. Benjamin Franklin e a eletricidade. In: A filosofia natural de Benjamin Franklin: traduções de cartas e ensaios sobre a eletricidade e a luz. Santo André: Editora UFABC, pp. 13-36, 2019.
McMULLIN, E. Scientific controversy and its termination. In: ENGELHARDT, H. T,; CAPLAN, A. L. (org.) Scientific controversies: Case studies in the resolution and closure of disputes in Science and technology. New York: Cambridge University Press, p. 49-92, 2003.
NOBILI, L. Comparaison entre les deux galvanomètres les plus sensibles, la grenouille et le multiplicateur à deux aiguilles, suivie de quelques résultats nouveaux. Annales de Chimie et de Physique, Paris, v. 38, p. 225-245, 1828.
NOBILI, L. Analyse expérimentale et théorique des phénomènes physiologiques produits par l'électricité sur la grenouille, avec un appendice sur la nature du tétanos et de la paralysie, et sur les moyens de traiter ces deux maladies par l'électricité. Paris: Chez Méquignon-Marvis, 1830.
PARENT, A. Giovanni Aldini: From Animal Electricity to Human Brain Stimulation. The Canadian Journal of Neurological Sciences, v. 31, n. 4, p. 536-584, 2004.
PAULI, R. U.; MAUAD, F.; SIMÃO, C.. Física básica. Vol. 4: Eletricidade e magnetismo. São Paulo: Edgard Blücher, 1980.
PERA, M. La rana Ambigua: la controversia sull’elettricità animale tra Galvani e Volta. Turin: Einaudi, p. 203, 1986.
PERRENOUD, P.. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
PICCOLINO, M.; BRESADOLA, M. Shocking Frogs: Galvani, Volta, and the Electric Origins of Neuroscience. Tradução inglesa: Nicholas Wade. Nova York: Oxford University Press, p. 356, 2013.
PIETROCOLA, M.; POGIBIN, A.; ANDRADE, R.; ROMERO, T. Física em contexto. Vol. 3: Eletricidade e magnetismo, ondas eletromagnéticas e radiação e matéria. São Paulo: Scipione, 2009.
PRETTO, E.M.; Goldschmidt, A. I.; Richter, L. História da Ciência: uma análise em uma coleção de livros didáticos de Ciências – ensino fundamental – anos finais. 2023, Amazônia, Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.19, n. 42, 2023. p. 177-193
RAMALHO, F.; NICOLAU, G. F.; TOLEDO, P. A. Os Fundamentos da Física. 9ª edição, Vol. 3. São Paulo, Editora Moderna, 2007.
RAICIK, A. C. Experimentos exploratórios e experimentos cruciais no âmbito de uma controvérsia científica: o caso de Galvani e Volta e suas implicações para o ensino. Tese de Doutorado em Educação Científica e Tecnológica, UFSC. Florianópolis, p.330, 2019.
REIS, P.; GALVÃO, C. Controvérsias sociocientíficas e prática pedagógica de jovens professores. Investigações em Ensino de Ciências – V10(2), pp. 131-160, 2005.
SANTO, M.E.; REIS, P. Utilização de blogues na discussão de controvérsias sociocientíficas na disciplina de ciências da natureza. Caderno pedagógico, Lajeado, v. 10, n. 1, p. 9-24, 2013.
SANTOS, J. I. C. Conceitos de física. Vol. 3: Eletricidade. São Paulo: Ática, 1990.
SAMPAIO, J. L.; CALÇADA, C. Física: volume único. São Paulo: Moderna, 2005.
SCHWAB, J. J. The teaching of science as inquiry. Bulletin of the Atomic Scientists, v 14, p. 374-379, 1958.
SCOLFARO, V.; RAMALHO, F.; HERSKOWICZ, G.. As bases da física. Vol. 3: Óptica, eletricidade e ondas. São Paulo: Saraiva, 1981.
SILVA, B.G.; PIRES, M.D. MANZKE, V.H.B. História da Ciência nos Livros Didáticos de Física. Revista Thema, v.15, n 1, pp. 34 a 43, 2018.
SILVA, A.A.; JUSTINA, L.A.D. História da Ciência em Livros Didáticos de Biologia: Os Conceitos de Genótipo e Fenótipo. ALEXANDRIA: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 333-357, maio. 2018.
SILVA, D. A. Controvérsia entre Ação a Distância e Ação por Contato: Abordagem Histórica com Implicações no Ensino. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, PECIM-IFGW, Unicamp. Campinas, p.110, 2019.
SILVA, C. X.; BARRETO FILHO, B. Física Aula por Aula: magnetismo, ondulatória e física moderna. São Paulo: FTD, 2010.
SOUSA, A. S.; OLIVEIRA, G. S.; ALVES, L. H. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Funcamp, v. 20, n. 43, p.64-83, 2021.
TURKEL,W. J. Spark from the deep: how shocking experiments with strongly electric fish powered scientific discovery. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, p.286, 2013.
VOLTA, A. Opere scelte. Seleção e comentários: Mario Gliozzi. Turin: Unione Tipografico Editrice Torinese (U.T.E.T.), 1967.
________On the Electricity excited by the mere contact of conducting substances of different kinds. Philosophical Transactions of Royal Society, Londres, v. 90 , n.1 , p. 403-431,1800.
SAMPAIO, J. L.; CALÇADA, C. Física: volume único. São Paulo: Moderna, 2005.
WALKER, W. Cameron. Animal electricity before Galvani. Annals of Science, v. 2, n. 1, p. 84-113, 1937. DOI: 10.1080/00033793700200411.
YAMAMOTO, K.; FUKE, L. F. Física para o ensino médio: eletricidade e física moderna. São Paulo: IBEP, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Daniel dos Anjos Silva, Elisabeth Barolli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.











