Elemens de Chymie Theorique (1749) de Pierre Joseph Macquer

divulgando a química para um público amplo

Autores

  • Paulo Henrique Oliveira Vidal Universidade de São Paulo (USP)
  • Paulo Alves Porto Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v10i1.113

Palavras-chave:

história da química, Pierre Joseph Macquer, Elemens de Chymie Theorique

Resumo

Este artigo visa investigar a abordagem adotada por Pierre Joseph Macquer para divulgar a química em sua obra Elemens de Chymie Theorique (1749). Macquer acreditava ter escrito um livro com conceitos fundamentais, sugerindo que sua obra poderia vir a servir de apoio para outras. O prefácio de Elemens de Chymie Theorique também define as escolhas filosóficas de Macquer para a aquisição do conhecimento químico, e aborda a seleção dos conteúdos químicos discutidos em sua época. Além disso, o prefácio revela a preocupação do autor em produzir um texto acessível ao público iniciante na química. Observa-se que, diferente de outras obras de grande circulação em sua época - como o consagrado Cours de Chymie, de Nicolas Lémery - o texto de Macquer se volta para aspectos descritivos e explicativos dos materiais e suas transformações, e não para descrições de procedimentos práticos, como a preparação de medicamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Oliveira Vidal, Universidade de São Paulo (USP)

Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade: Química) pela Universidade de São Paulo (USP) e membro do Grupo de Pesquisa em História da Ciência e Ensino de Química.

Paulo Alves Porto, Universidade de São Paulo (USP)

Mestre e doutor na área de História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), livre docente em Ensino de Química pela Universidade de São Paulo (USP), professor associado do Instituto de Química da USP e coordena o Grupo de Pesquisa em História da Ciência e Ensino de Química (GHQ – IQ-USP).

Downloads

Publicado

19-06-2017

Edição

Seção

Artigos