Desmascarando a equação

A história no ensino de que matemática?

Autores

  • Tatiana Roque Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v7i2.220

Palavras-chave:

ensino da matemática, currículos, história da ciência

Resumo

Muitos estudos têm sido feitos sobre os modos de se incorporar a história ao ensino de matemática. A maioria, contudo, não chega a questionar a matemática que se pretende ensinar, admitindo os tópicos do currículo como objetos que precisam ser aprendidos enquanto tais. Usando o exemplo da equação, buscaremos mostrar que o simples enunciado deste conceito em linguagem simbólica mascara diversos pressupostos que não são explicitados no ensino. O papel da história seria, assim, exibir o caminho de sua constituição como objeto, enfatizando o caráter contingente das escolhas que foram feitas para que a equação adquirisse o aspecto que conhecemos atualmente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Roque, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora da Pós-graduação em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

27-12-2014

Edição

Seção

Artigos