O escândalo da pílula do câncer

“o caso que envergonhou a ciência brasileira"

Autores

  • Ana Cristina Pandolfo Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Jaisson Teixeira Lino Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Miguel Mundstock Xavier de Carvalho Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v13i2.35

Palavras-chave:

Pílula do câncer, fosfoetanolamina, controvérsias

Resumo

O objetivo é apresentar algumas reflexões sobre o escândalo da fosfoetanolamina, ou “pílula do câncer”, cuja promessa de cura sem os devidos testes clínicos envolveu o Brasil em acalorada discussão a partir de 2014. A partir de uma metodologia subordinada à variedade de fontes utilizadas, tais como matérias jornalísticas, notas de esclarecimentos de instituições envolvidas, vídeos e documentos judiciais, intentamos interpretar historicamente as repercussões no uso desta substância. Como resultado, observamos que a história, apesar de pouco ter explorado o assunto, pode contribuir em uma relação interdisciplinar para o debate público sobre controvérsias científicas no Brasil em tempos recentes

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Pandolfo, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Bacharel em Direito pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó e mestranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Fronteira Sul.

Jaisson Teixeira Lino, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Fronteira Sul, com pós doutorado em arqueologia realizado na Universidade de Amsterdã.

Miguel Mundstock Xavier de Carvalho, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Professor no Programa de Pós-Graduação em História, e no Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Federal da Fronteira Sul. Atua no campus Laranjeiras do Sul, Paraná.

Downloads

Publicado

15-12-2020

Edição

Seção

Artigos