Análise de aspectos de natureza da ciência na minissérie Chernobyl e considerações sobre o uso da minissérie no ensino de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v15i2.774

Palavras-chave:

Chernobyl; natureza da Ciência; educação científica para as mídias; acidente nuclear; caso histórico, radioatividade.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da minissérie Chernobyl, em relação aos aspectos de natureza da ciência (NdC) retratados, discutindo a potencialidade dessa obra no ensino sobre ciências. Foi realizada a categorização das áreas e aspectos de NdC à luz do modelo MoCEC v.2, sendo identificadas as seis áreas do conhecimento e 250 aspectos de NdC, destacando a riqueza e o potencial da minissérie para introduzir a discussão desses aspectos no ensino de ciências. Por fim, esse trabalho discute a necessidade de uma alfabetização científica para as mídias na formação dos estudantes e da importância dos conhecimentos de NdC para a compreensão de como um conhecimento científico é desenvolvido e/ou utilizado.

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Biografia do Autor

Waldemar Victor Martins Silva, Universidade Federal de Viçosa

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Viçosa - campus Florestal e mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Educação em Ciências. É professor da educação básica e integra o grupo de pesquisa Reagir - Modelos e modelagem no ensino de Ciências.

Eliriane Caroline da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Viçosa em 2013, pós-graduada em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos (2016) pela mesma instituição, e em Ensino de Ciências por Investigação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora efetiva do Governo do Estado de Minas Gerais desde de maio de 2013. Atualmente é mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Educação em Ciências.

Poliana Flávia Maia, Universidade Federal de Viçosa

Licenciada em Química pela UFMG, mestre doutora e pós-doutora em Educação pela mesma instituição. É professora da Universidade Federal de Viçosa, campus Florestal, desde 2008. Atua como orientadora no Programa de Mestrado Profissional em Ciências e Matemática da UFV.

Érica Cristina Gonçalves, Universidade Federal de Viçosa

Licenciada em Física pela Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal desde 2016, é mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Educação em Ciências na mesma universidade. É professora da Educação básica na Secretaria do Estado de Educação.

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Publicado

17-12-2022

Edição

Seção

Dossiês