A história das ciências e sua interface com a educação científica por meio das epistemologias do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v16i2.882

Palavras-chave:

história das ciências , epistemologias do Sul , educação intercultural e decolonial , diversidade epistemológica

Resumo

Esta pesquisa, de caráter teórico, busca analisar as possibilidades da abordagem histórica no ensino através das epistemologias do Sul. Para tanto, apresenta os conceitos fundacionais da discussão teórica das epistemologias do Sul, salientando a valorização da diversidade epistêmica para uma história das ciências decolonial e intercultural, refletindo sobre o impacto da colonialidade do saber e da monocultura epistêmica no âmbito educacional. Neste sentido, o estudo apresenta-se a partir da valorização de uma proposta educadora que reconheça a diversidade epistêmica e cultural do Sul global. Assim, consideramos que a perspectiva histórica em relação às ciências, ao promover uma reflexão crítica sobre as ciências e suas condições de produção, especialmente numa proposta decolonial de denúncia à invisibilização e inferiorização do conhecimento outro, fomenta uma educação emancipadora.

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Publicado

14-12-2023

Edição

Seção

Artigos (História das Ciências e Educação)