História da física no século XIX

discutindo natureza da ciência e suas implicações para o ensino de física em sala de aula

Autores

  • Nathaly Barboza de Brito Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Ueslei Vieira dos Reis Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • Ivan Luis Miranda Talon Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)
  • José Claudio de Oliveira Reis Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v7i2.200

Palavras-chave:

história da ciência, ensino de ciências, natureza da ciência

Resumo

Este artigo busca discutir a importância de trabalhar-se a história e a filosofia da ciência no ensino. Para isso, contempla alguns aspectos da física do século XIX. São abordados os debates ocorridos em torno do conceito de energia, do conceito de tempo e da natureza da luz como forma de discutir o desenvolvimento da física como um conhecimento historicamente construído. Considera-se que uma abordagem histórica referente à construção do conhecimento científico, constitui uma forma de incluir no contexto educacional debates que podem levar a uma compreensão do conhecimento científico de forma menos ingênua e que contemple aspectos relevantes da natureza da ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathaly Barboza de Brito, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Licenciada em física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ.

Ueslei Vieira dos Reis, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Licenciado em física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ.

Ivan Luis Miranda Talon, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Licenciado em física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, bolsista CAPES e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ.

José Claudio de Oliveira Reis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em História e Filosofia da Ciência pela COPPE/UFRJ, professor adjunto do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ.

Downloads

Publicado

27-12-2014

Edição

Seção

Artigos