História da Ciência
uma possibilidade interdisciplinar para o ensino de ciências no Ensino Médio e nos cursos de formação de professores de ciências
DOI:
https://doi.org/10.53727/rbhc.v4i2.335Palavras-chave:
Ciência, História da Ciência, ensino, interdisciplinaridadeResumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar, sob a ótica da interdisciplinaridade, alguns aspectos do projeto História da Ciência e Divulgação Científica desenvolvido com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e a sua função como instrumento integrador da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. O projeto contribui também para desenvolver nos alunos uma visão da Ciência como processo de construção diária. Uma visão geral da divulgação científica mostra a sua importância, em uma época como a nossa, em que desempenha papel indiscutível no processo social, histórico e econômico. Este trabalho relata algumas atividades desenvolvidas no projeto, de forma que possam ser utilizadas por professores de Física, Matemática, Biologia e Química da Rede Pública e da Rede Privada no contexto particular de cada disciplina, utilizando instrumentos como: jornais, livros, revistas, textos científicos originais, elaboração de folhetins de divulgação científica, murais de divulgação científica e a Internet. No curso de Formação de Professores de Física e Ciências, compartilho esta experiência com os futuros professores por meio da homologia de processos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.