Uma abordagem da história da energia nuclear para a formação de professores de física

Autores

  • Winston Gomes Schmiedecke Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP
  • Paulo Alves Porto Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v7i2.675

Palavras-chave:

formação de professores de física, física moderna e contemporânea, energia nuclear

Resumo

O ensino de Física Moderna e Contemporânea tem sido objeto de investigações por pesquisadores da área de ensino de física. Dentre seus conteúdos, este trabalho aborda a Física Nuclear, com base em seu potencial para promover reflexões sobre questões de relevância sócio-histórico-cultural no mundo atual. Nesse sentido, realizamos uma investigação com professores em formação acerca de seus conhecimentos quanto ao histórico da energia nuclear. Um breve questionário respondido pelos licenciandos sinaliza para a ineficácia do trabalho histórico atualmente desenvolvido pelas disciplinas abordando essa temática nas licenciaturas, em geral focadas somente na apresentação de aspectos teóricos, experimentais e tecnológicos. Com base nas respostas produzidas pelos alunos, e tendo como referencial a moderna historiografia da ciência, apresentamos uma proposta para o ensino a respeito da energia nuclear alternativa à habitualmente adotada nos cursos de licenciatura em Física. Os resultados da aplicação dessa proposta indicam seu potencial para promover discussões sobre a ciência entre os futuros docentes, oferecendo-lhes uma visão mais crítica acerca do empreendimento científico, em alinhamento com os atuais ideais da formação a ser desenvolvida na escola básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

TERRAZZAN, Eduardo Adolfo. Perspectivas para inserção da Física Moderna na escola média. 1994. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo; CAMARGO, Antonio José. A introdução de física moderna no segundo grau: obstáculos e possibilidades. 1996. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina; VALADARES, Eduardo de Campos; MOREIRA, Alysson Magalhães. Ensinando física moderna no segundo grau: efeito fotoelétrico, laser e emissão de corpo negro. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 15, n. 2, p. 121-135, 1998; PINTO, Alexandre Custodio; ZANETIC, João. É possível levar a física quântica para o ensino médio? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 16, n. 1, p. 7-34, 1999; OSTERMANN, Fernanda; MOREIRA, Marco Antonio. Atualização do currículo de Física na escola de nível médio: um estudo desta problemática na perspectiva de uma experiência em sala de aula e da formação inicial de professores. In: Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 7., Atas...Florianópolis, 2000; BROCKINGTON, Guilherme; PIETROCOLA, Mauricio. Serão as regras da transposição aplicáveis aos conceitos de física moderna? In: Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 6., Atas... Jaboticatubas, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+ – Ensino Médio). Brasília: MEC/SEB, 2002; BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2012 – Física. Brasília: MEC/SEB, 2011; BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio. Brasília: MEC/SEB, 2012.

BRASIL, op. cit., 2011, p.16.

BRASIL, op. cit., 2002, p.14.

GIL-PÉREZ, Daniel. Contribución de la Historia y de la Filosofía de las Ciencias al desarrollo de un modelo de enseñanza/aprendizaje como investigación. Enseñanza de las Ciencias, v. 11, n. 2, p. 197-212, 1993; MATTHEWS, Michael. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física. Florianópolis, v.12, nº 3, p.164-214, 1995; PEDUZZI, Luiz Orlando de Quadro. Sobre a utilização didática da história

da ciência. In: PIETROCOLA, Mauricio (org.) Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: UFSC, 2001; MARTINS, Roberto de Andrade. A história das ciências e seus usos na educação. In: SILVA, Cibelle Celestino (org). Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006. Introdução; Porto, Paulo Alves. História e Filosofia da Ciência no Ensino de Química: em busca dos objetivos educacionais da atualidade. In: Santos, W. L. P.; Maldaner, O. A (orgs.), Ensino de Química em Foco. Ijuí: Editora Unijuí, p. 159-180, 2010; FORATO, Thaís Cyrino de Mello, MARTINS, Roberto de Andrade, PIETROCOLA, Mauricio. Historiografia e natureza da ciência em sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p.112-131, 2011; HÖTTECKE, Dietmar; SILVA, Cibelle Celestino. Why Implementing History and Philosophy in School Science Education is a Challenge: An Analysis of Obstacles. Science & Education, n. 20, p. 293-316, 2011.

MARTINS, André Ferrer Pinto. História e filosofia da ciência no ensino: há muitas pedras nesse caminho. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.24, n. 1, p.112-131, 2007.

LEDERMAN, Norm.; ABD-EL-KHALICK, Fouad.; BELL, Randy; SCHWARTZ, Renée. Views of nature of science questionnaire: towards valid and meaningful assessment of learners’ conceptions of the nature of science. Journal of Research in Science Teaching, v. 39, p. 497-521, 2002. MATTHEWS, Michael. In defense of modest goals for teaching about the nature of science. Journal of Research in Science Teaching, v. 35, p. 161-174, 1998.

LEDERMAN, op. cit., 2002, p. 501-502.

IRZIK, Gurol; NOLA, Robert. A family resemblance approach to the nature of science for science education. Science & Education, n. 20, 591-607, 2011; MATTHEWS, Michael. Changing the focus: from nature of science (NOS) to features of science (FOS). In: KHINE, M. S. (ed.). Advances in nature of science research. Dordrecht: Springer, p. 3-26, 2012.

LEDERMAN, op. cit., 2002, p. 501-502.

MATTHEWS, op. cit., 2012, p. 15-17.

PORTO, op. cit., 2010, p. 161.

ALLCHIN, Douglas. How not to teach history in science. The Pantaneto Forum, n. 7, 2002.

ALLCHIN, op. cit., 2002.

MATTHEWS, Michael. Science teaching: the role of history and philosophy of science. New York: Routledge, 1994.

MATTHEWS, op. cit., 1994, p. 200-201.

ALFONSO-GOLDFARB, Ana Maria; FERRAZ Marcia Helena; BELTRAN Maria Helena Roxo. A historiografia contemporânea e as ciências da matéria: uma longa rota cheia de percalços. In: ALFONSO-GOLDFARB, A. M.; BELTRAN M. H. R. (orgs.). Escrevendo a história da ciência: tendências, propostas e discussões historiográficas. São Paulo: EDUC; Livraria Editora da Física; Fapesp, p. 49-73, 2004; Debus, Allen. Ciência e história: o nascimento de uma nova área. In: ALFONSO-GOLDFARB, A. M.; BELTRAN M. H. R. (orgs.). Escrevendo a história da ciência: tendências, propostas e discussões historiográficas. São Paulo: EDUC; Livraria Editora da Física; Fapesp, p. 13-39, 2004; KRAGH, Helge. An introduction to the historiography of science An introduction to the historiography of science. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

BRUSH, Stephen. Should the history of science be rated X?. Science, n. 183, p. 1170-1171, 1974. (Tradução nossa).

FORATO, Thaís. Cyrino de Mello; PIETROCOLA, Maurício; MARTINS, Roberto de Andrade. Historiografia e natureza da ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 36, 2011. Disponível em: <http://www.cefetsp.br/edu/lif/ementas.htm>. Acesso: 27 maio 2012. HISTORY CHANNEL. Manhattan Project: Modern Marvels, ep. 21, temp. 9, 2002. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v�v9pYDa6U-Fo>.

Acesso: 22 maio 2012.

HBO DOCUMENTARY FILM. White light, black rain: The destruction of Hiroshima and Nagasaki. 2007. Disponível em: <http://www.youtube.com/w �--p1ZVMOUjw>. Acesso: 22 maio 2012.

SCHMIEDECKE, Winston Gomes. O papel do Pronuclear (1976 – 1986) na formação de recursos humanos para a área nuclear no Brasil. 2006. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

TV GLOBO. GLOBO CIÊNCIA. Programa Nuclear da Marinha do Brasil e seus desafios. 1994. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=GcXAo8vCqL0>. Acesso: 22 maio 2012.

Downloads

Publicado

15-08-2007

Edição

Seção

Artigos