Uma abordagem da história da energia nuclear para a formação de professores de física
DOI:
https://doi.org/10.53727/rbhc.v7i2.675Palavras-chave:
formação de professores de física, física moderna e contemporânea, energia nuclearResumo
O ensino de Física Moderna e Contemporânea tem sido objeto de investigações por pesquisadores da área de ensino de física. Dentre seus conteúdos, este trabalho aborda a Física Nuclear, com base em seu potencial para promover reflexões sobre questões de relevância sócio-histórico-cultural no mundo atual. Nesse sentido, realizamos uma investigação com professores em formação acerca de seus conhecimentos quanto ao histórico da energia nuclear. Um breve questionário respondido pelos licenciandos sinaliza para a ineficácia do trabalho histórico atualmente desenvolvido pelas disciplinas abordando essa temática nas licenciaturas, em geral focadas somente na apresentação de aspectos teóricos, experimentais e tecnológicos. Com base nas respostas produzidas pelos alunos, e tendo como referencial a moderna historiografia da ciência, apresentamos uma proposta para o ensino a respeito da energia nuclear alternativa à habitualmente adotada nos cursos de licenciatura em Física. Os resultados da aplicação dessa proposta indicam seu potencial para promover discussões sobre a ciência entre os futuros docentes, oferecendo-lhes uma visão mais crítica acerca do empreendimento científico, em alinhamento com os atuais ideais da formação a ser desenvolvida na escola básica.
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