Abordagem do tema flora brasileira em livros didáticos de biologia do ensino médio

uma análise centrada na história das ciências

Autores/as

  • Bruna Paula da Cruz Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Fernando José Luna Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v10i2.120

Palabras clave:

flora brasileira, livro didático, ensino de botânica

Resumen

Este trabalho teve o objetivo de analisar a abordagem do tema flora brasileira em doze livros didáticos de biologia. Dentre os resultados, destaca-se que a maioria dos livros apresentou percentuais de emprego de espécies nativas menores que de exóticas; elevada porcentagem de emprego apenas dos nomes populares dessas espécies, além de baixas taxas de ilustrações e de identificação das plantas nativas como tal. Em apenas seis obras foram identificadas informações históricas sobre o tema que se concentram em apenas um ou poucos capítulos. Constatou-se também que as obras dão ênfase aos episódios históricos que se referem à biodiversidade reduzida dos nossos biomas atualmente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruna Paula da Cruz, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora; Mestre em Botânica Aplicada pela Universidade Federal de Lavras e Doutoranda em Ciências Naturais, linha de pesquisa de Ensino de Ciências, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. É Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - campus Itaperuna, RJ.

Fernando José Luna, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Bacharel em Química pela Universidade Federal do Ceará; Mestre em Química Inorgânica pela Universidade de Ibaraki, no Japão, e Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas. É Professor Associado do Centro de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Publicado

19-12-2017

Número

Sección

Artigos