História das ciências e educação científica em uma perspectiva discursiva
contribuições para a formação cidadã e reflexiva
DOI:
https://doi.org/10.53727/rbhc.v7i2.198Palabras clave:
ensino de ciências, história das ciências, análise do discurso, historiografiaResumen
As relações entre história das ciências e ensino de ciências são objeto de análise e discussão de historiadores e especialistas em educação científica há algumas décadas e, desta reflexão, se apresenta como consenso a proficuidade destas relações. Neste estudo teórico, buscamos construir uma proposta que privilegia os aspectos culturais relativos às ciências em seu ensino. Para tanto, analisamos possíveis contribuições que um diálogo efetivo entre a recente corrente historiográfica associada à história cultural das ciências e a educação em ciências pode gerar, com vistas à formação de um cidadão reflexivo e crítico, utilizando a análise do discurso em sua vertente francesa como dispositivo analítico para considerarmos a produção de sentidos nessa perspectiva.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.