História das ciências e educação científica em uma perspectiva discursiva

contribuições para a formação cidadã e reflexiva

Autores

  • Márcia Helena Alvim Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Marcelo Zanotello Universidade Federal do ABC (UFABC)

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v7i2.198

Palavras-chave:

ensino de ciências, história das ciências, análise do discurso, historiografia

Resumo

As relações entre história das ciências e ensino de ciências são objeto de análise e discussão de historiadores e especialistas em educação científica há algumas décadas e, desta reflexão, se apresenta como consenso a proficuidade destas relações. Neste estudo teórico, buscamos construir uma proposta que privilegia os aspectos culturais relativos às ciências em seu ensino. Para tanto, analisamos possíveis contribuições que um diálogo efetivo entre a recente corrente historiográfica associada à história cultural das ciências e a educação em ciências pode gerar, com vistas à formação de um cidadão reflexivo e crítico, utilizando a análise do discurso em sua vertente francesa como dispositivo analítico para considerarmos a produção de sentidos nessa perspectiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Helena Alvim, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Historiadora, doutora em Ciências pela Unicamp e professora adjunta da Universidade Federal do ABC.

Marcelo Zanotello, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Físico, doutor em Engenharia de Materiais pela Unicamp, pesquisador em ensino de ciências e professor adjunto da Universidade Federal do ABC.

Downloads

Publicado

27-12-2014

Edição

Seção

Artigos