Conteúdos históricos, filosóficos e pedagógicos nas provas do Enade 2017 dos cursos de licenciatura em biologia, física, matemática e química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53727/rbhc.v16i1.849

Palavras-chave:

história da ciência , formação de professores , abordagem contextualizada , ensino de ciências

Resumo

A análise das provas do Enade 2017 dos cursos de licenciatura em ciências e matemática permitiu uma reflexão sobre quais temas e abordagens da história e filosofia da ciência (HFC) são importantes na formação docente, do ponto de vista do Inep. Após a seleção e análise dos itens envolvendo conteúdos de HFC, encontramos evidências de que a avaliação desses conteúdos foi fragmentada, dificultando o diálogo entre os eixos científico, pedagógico e histórico-filosófico. Assim, concluímos que a inclusão de conteúdos de HFC em cursos de licenciatura ainda carece de métodos e estratégias capazes de produzir uma educação científica na qual a produção do saber seja percebida como uma prática cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACEVEDO-DÍAZ, J.A.; GARCÍA-CARMONA, A. Algo antiguo, algo nuevo, algo prestado: tendencias sobre la naturaleza de la ciencia en la educación científica. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, v. 13, n. 1, p. 3-19, 2015. Disponível em: https://rodin.uca.es/handle/10498/18010. Acesso em: 4 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.25267/Rev_Eureka_ensen_divulg_cienc.2016.v13.i1.02

ALLCHIN, D. From science studies to scientific literacy: A view from the classroom. Science & Education, v. 23, n. 9, p. 1911-1932, 2014. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/From-Science-Studies-to-Scientific-Literacy%3A-A-View-Allchin/ab395d551ff2a5a2b87153b3f7caaebf10685d20. Acesso em: 16 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s11191-013-9672-8

BRANDEMBERG, J.C. Sobre o uso da história da matemática no ensino de equações algébricas. Revista Cocar, n. 3, p. 167-186, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1168. Acesso em: 28 set. 2022.

BRASIL. Parecer CNE/CES n. 1.301, de 6 de novembro de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas. Conselho Nacional de Educação, Ministério da Educação, Poder Executivo, Brasília, DF, 2001a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1301.pdf. Acesso em: 2 out. 2022.

BRASIL. Parecer CNE/CES n. 1.302/2001, de 6 de novembro de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Conselho Nacional de Educação, Ministério da Educação, Poder Executivo, Brasília, DF, 2001b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf. Acesso em: 2 out. 2022.

BRASIL. Parecer CNE/CES n. 1.303/2001, de 6 de novembro de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química. Conselho Nacional de Educação, Ministério da Educação, Poder Executivo, Brasília, DF, 2001c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1303.pdf. Acesso em: 2 out. 2022.

BRASIL. Parecer CNE/CES n. 1.304/2001, de 6 de novembro de 2001. Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Física. Conselho Nacional de Educação, Ministério da Educação, Poder Executivo, Brasília, DF, 2001d. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1304.pdf. Acesso em: 2 out. 2022.

BRASIL. Portaria Inep n. 510 de 6 de junho de 2017. Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília, DF, 2017. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/19103228/do1-2017-06-08-portaria-n-510-de-6-de-junho-de-2017-19103159. Acesso em: 5 out 2022.

BRASIL. Relatório Síntese de Área: Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura). Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília, DF, 2018a. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/relatorio_sintese/2017/Ciencias_Biologicas.pdf. Acesso em: 5 out 2022.

BRASIL. Relatório Síntese de Área: Física (Bacharelado e Licenciatura). Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília, DF, 2018b. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/relatorio_sintese/2017/Fisica.pdf. Acesso em: 5 out 2022.

BRASIL. Relatório Síntese de Área: Matemática (Bacharelado e Licenciatura). Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília, DF, 2018c. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/relatorio_sintese/2017/Matematica.pdf. Acesso em: 5 out 2022.

BRASIL. Relatório Síntese de Área: Química (Bacharelado e Licenciatura). Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Brasília, DF, 2018d. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/relatorio_sintese/2017/Quimica.pdf. Acesso em: 5 out 2022.

DAMASIO, F.; PEDUZZI, L.O.Q. História e filosofia da ciência na educação científica: para quê? Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/epec/v19/1983-2117-epec-19-e2583.pdf. Acesso em: 30 set 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172017190103

DUARTE, M. da C. Analogias na educação em ciências contributos e desafios. Investigações em Ensino de Ciências, v. 10, n. 1, p. 7-29, 2016. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/520. Acesso em: 8 out 2022.

ELLIS, P.D. The essential guide to effect sizes: Statistical power, meta-analysis and the interpretation of research results. New York: Cambridge University Press, 2010. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511761676

FIELD, A. Descobrindo a estatística usando o SPSS. Tradução Lori Viali. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FORATO, T.C. de M.; BAGDONAS, A.; TESTONI, L. Episódios históricos e natureza das ciências na formação de professores. Enseñanza de las Ciencias, n. extra, p. 3511-3516, 2017. Disponível em: https://ddd.uab.cat/record/183875. Acesso em: 16 out. 2022.

FORATO, T.C. de M.; PIETROCOLA, M.; MARTINS, R. de A. Historiografia e natureza da ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 27-59, 2011. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3683153. Acesso em: 1 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2011v28n1p27

GIL PÉREZ, D. G.; FERNÁNDEZ MONTORO, I.; CARRASCOSA ALÍS, J.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, p. 125-153, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/DyqhTY3fY5wKhzFw6jD6HFJ. Acesso em: 10 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132001000200001

GREASLEY, P. Quantitative data analysis using SPSS: An introduction for health and social science. New York: McGraw Hill; Open University Press, 2008.

HÖTTECKE, D.; SILVA, C.C. Why implementing history and philosophy in school science education is a challenge: An analysis of obstacles. Science & Education, v. 20, n. 3-4, p. 293-316, 2011. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11191-010-9285-4. Acesso em: 4 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s11191-010-9285-4

INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Banco de Microdados Enade. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/enade. Acesso em: 16 fev. 2022.

JUDENSNAIDER, I. Conteúdos históricos e filosóficos da ciência na formação inicial de professores: uma investigação a partir das provas do Enade de 2017 dos cursos de licenciatura em biologia, física, matemática e química. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2022. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4904. Acesso em: 20 mar. 2023.

JUDENSNAIDER, I.; FIGUEIRÔA, S.F. de M.; VILLAR, R.P. Como as teorias da aprendizagem aparecem nas provas do Enade? Uma investigação para as licenciaturas em ciências e matemática em 2017. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, [s. l.], v. 2, p. e021016, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/529. Acesso em: 11 out. 2021.

LEDERMAN, N.G. Nature of science: Past, present, and future. In: ABELL, S.K.; LEDERMAN, N.G. (eds.). Handbook of research on science education. New York; London: Routledge, 2013. p. 845-894.

LOPES, C.V.M.; MARTINS, R. de A.J.J. Thomson e o uso de analogias para explicar os modelos atômicos: o “pudim de passas” nos livros texto. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 7., 2009, Florianópolis. Atas... Florianópolis: Abrapec, 2009. Disponível em: http://fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/1682.pdf. Acesso em: 8 out. 2022.

MARTINS, R.A. Introdução: história da ciência e seu uso na educação. In: SILVA, C.C. (org.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006. p. 21-34.

MATTHEWS, M.R. A role for history and philosophy in science teaching. Interchange, v. 20, n. 2, p. 3-15, 1989. Disponível em: https://isidore.co/misc/Physics%20papers%20and%20books/Pedagogy/A%20role%20for%20HPS%20in%20science%20teaching%20(Matthews).pdf. Acesso em: 3 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/BF01807043

MATTHEWS, M.R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, 1995. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5165906. Acesso em: 3 nov. 2022.

MATTHEWS, M.R. Changing the focus: From nature of science (NOS) to features of science (FOS). In: KHINE, M.S. Advances in nature of science research. Dordrecht: Springer, 2012. p. 3-26. Disponível em: http://www.bu.edu/hps-scied/files/2012/10/Matthews-HPS-Changing-the-Focus-From-Nature-of-Science-to-Features-of-Science.pdf. Acesso em: 3 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-007-2457-0_1

MORTIMER, E.F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? Investigações em Ensino de Ciências, v. 1, n. 1, p. 20-39, 2016. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/645. Acesso em: 2 out 2022.

MOURA, B.A. O que é natureza da ciência e qual sua relação com a história e filosofia da ciência. Revista Brasileira de História da ciência, v. 7, n. 1, p. 32-46, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Breno_Arsioli_Moura/publication/275583864_O_que_e_natureza_da_ciencia_e_qual_sua_relacao_com_a_historia_e_filosofia_da_ciencia/links/5540021a0cf2736761c25dc2/O–que–e–natureza–da–ciencia–e–qual–sua–relacao–com–a–historia–e–filosofia–da–ciencia.pdf. Acesso em: 5 out 2022. DOI: https://doi.org/10.53727/rbhc.v7i1.237

MOURA, B.A.; SILVA, C.C. Abordagem multicontextual da história da ciência: uma proposta para o ensino de conteúdos históricos na formação de professores. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 2, p. 336-348, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Breno_Arsioli_Moura/publication/275583854_Abordagem_Multicontextual_da_Historia_da_Ciencia_uma_proposta_para_o_ensino_de_conteudos_historicos_na_formacao_de_professores/links/553fffb10cf29680de9dc2a8/Abordagem–Multicontextual–da–Historia–da–Ciencia–uma–proposta–para–o–ensino–de–conteudos–historicos–na–formacao–de–professores.pdf. Acesso em: 4 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.53727/rbhc.v7i2.676

PEDUZZI, L.O. de Q. Evolução dos conceitos da física: do átomo grego ao átomo de Bohr. Florianópolis: Departamento Física/UFSC, 2008. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/Textos_Peduzzi/Atomo_grego_Bohr.pdf. Acesso em: 27 set. 2022.

PEDUZZI, L.O. de Q.; RAICIK, A. C. Sobre a natureza da ciência: asserções comentadas para uma articulação com a história da ciência. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 2, p. 19-55, 2020. Disponível em: https://if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1606. Acesso em: 30 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p19

RAICIK, A.C. A rã enigmática e os experimentos exploratórios: dos estudos iniciais de Galvani à sua teoria da eletricidade animal. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 12, n. 1, p. 114-137, 2019. Disponível em: https://www.sbhc.org.br/revistahistoria/view?ID_REVISTA_HISTORIA=62. Acesso em: 6 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.53727/rbhc.v12i1.44

RUSSO, M. Irritabilidade e sensibilidade: fisiologia e filosofia de Albrecht von Haller. In: MARTINS, R.A.; MARTINS, L.A.C.P.; SILVA, C.C.; FERREIRA, J.M.H. (eds.). Filosofia e história da ciência no Cone Sul. 3º Encontro. Campinas: Afhic, 2004. p. 310-319. Disponível em: ghtc.usp.br/server/AFHIC3/Trabalhos/41-Marisa-Russo.pdf. Acesso em: 7 mar. 2023.

VASCONCELOS, S.S.; FORATO, T.C. de M. Niels Bohr, espectroscopia e alguns modelos atômicos no começo do século XX: um episódio histórico para a formação de professores. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 3, p. 851-887, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2018v35n3p851. Acesso em: 27 set. 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n3p851

VERHINE, R.E.; DANTAS, L.M.V. A avaliação do desempenho de alunos de educação superior: uma análise a partir da experiência do Enade. In: LORDÊLO, J.A.C.; DAZZANI, M.V. Avaliação educacional: desatando e reatando nós. Salvador: EdUfba, 2009. p. 173-199. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/wd/pdf/lordelo-9788523209315.pdfpage=174. Acesso em: 16 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.7476/9788523209315.0009

Downloads

Publicado

29-07-2023

Edição

Seção

Artigos (História das Ciências e Educação)