Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Acerca de
Sobre la revista
Equipo editorial
Declaración de privacidad
Etica
Actual
Archivos
Chamada para Dossiês
Envíos
Avisos
Contacto
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 15 Núm. 2 (2022)
Vol. 15 Núm. 2 (2022)
Publicado:
17-12-2022
Editorial
Editorial
Breno Arsioli Moura, Indianara Lima Silva, Rômulo de Paula Andrade
254-255
PDF (Português (Brasil))
Artigos
Geodesia no Brasil na passagem do século XIX e XX
territorialidade, Luiz Cruls e longitudes
Moema Vergara
256-267
PDF (Português (Brasil))
Corpos negros femininos e infantis em produções científicas publicadas na “Gazeta Médica da Bahia”
Bárbara Barbosa dos Santos
268-278
PDF (Português (Brasil))
Candido Baptista de Oliveira
o idealizador do Observatório do Rio de Janeiro
José Adolfo S. de Campos
279-298
PDF (Português (Brasil))
Física, investigación científica y sociedad en la Argentina de 1920-1930
Alejandro Gangui, Eduardo L. Ortiz
299-324
PDF (Português (Brasil))
Física, investigación científica y sociedad en la Argentina de 1930-1940
Alejandro Gangui, Eduardo L. Ortiz
325-346
PDF (Português (Brasil))
Trajetória científica de Josef Hauser (1920-2004)
Bernardo Ternus de Abreu, Rosemari Lorenz Martins
347-357
PDF (Português (Brasil))
Ecos do sistema alemão de ensino da medicina nas reformas educacionais brasileiras entre os séculos XIX e XX
Rodrigo de Oliveira Andrade, Ana Maria Alfonso-Goldfarb
358-377
PDF (Português (Brasil))
Dossiês
La Historia de la Ciencia para una Educación Científica del futuro
desafíos contemporáneos en América Latina
Nathan Willig Lima, Cristiano B. Moura, Mario Quintanilla Gatica, Agustín Adúriz-Bravo
378-385
PDF (Português (Brasil))
PDF
Superando Narciso
histórias das ciências para adiar o fim do mundo
Nathan Willig Lima, Andreia Guerra
386-399
PDF (Português (Brasil))
A história da ciência e a educação científica pelas perspectivas ameríndia e amefricana
Alan Alves-Brito, José Rivair Macedo
400-417
PDF (Português (Brasil))
História das ciências e relações étnico-raciais no ensino de evolução humana
aportes para uma educação antirracista
Thiago Leandro da Silva Dias, Juan Manuel Sánchez Arteaga
418-436
PDF (Português (Brasil))
Descolonizando a educação científica
reflexões e estratégias para a utilização da história da ciência e ciência, tecnologia e sociedade em uma abordagem decolonial
Rodrigo da Vitória Gomes, Leonir Lorenzetti, Joanez Aparecida Aires
437-450
PDF (Português (Brasil))
E a história da ciência serve para...?
a superação de obstáculos epistemológicos associados ao ensino sobre microrganismos a partir de um episódio da história da ciência
Guilherme Mulinari
451-468
PDF (Português (Brasil))
A óptica dos corpos em movimento de Fresnel sob a visão do realismo estrutural
ensino de natureza da ciência e as demandas educacionais da contemporaneidade
Felipe Prado Corrêa Pereira, Ivã Gurgel
469-490
PDF (Português (Brasil))
A biologia e a construção de outros
história da ciência, crítica feminista e educação anti-opressiva
Claudia Sepulveda, Yaci Maria Marcondes Farias
491-515
PDF (Português (Brasil))
A construção coletiva da ligação química por químicos
um estudo sobre a emergência de um fato científico
Isis Lidiane Norato de Souza, Joanez Aparecida Aires
516-540
PDF (Português (Brasil))
Análise de aspectos de natureza da ciência na minissérie Chernobyl e considerações sobre o uso da minissérie no ensino de ciências
Waldemar Victor Martins Silva, Eliriane Caroline da Silva, Poliana Flávia Maia, Érica Cristina Gonçalves
541-569
PDF (Português (Brasil))
Lectura epistemológica de la historia de la ciencia en los “descubrimientos”
explicación y abducción en la enseñanza de las ciencias naturales
Alger Sans Pinillos, Agustín Adúriz-Bravo
570-594
PDF
Depoimentos e Entrevistas
O contextualismo na história da teoria evolutiva ao longo do século XX
uma entrevista com Betty Smocovitis
Maria Elice de Brzezinski Prestes, Anderson Ricardo Carlos, Bruno Fancio Lima, Marcelo Monetti Pavani
595-619
PDF (Português (Brasil))
PDF (English)
Documentos e Fontes
200 anos da força de Ampère
tradução da memória “Sobre a determinação da fórmula que representa a ação mútua entre duas porções infinitamente pequenas de condutores voltaicos”
João Paulo Martins de Castro Chaib
620-642
PDF (Português (Brasil))
Resenhas
Geografia da Fome, de Josué de Castro (São Paulo: Todavia, 2022)
Adriana Salay Leme
643-647
PDF (Português (Brasil))
Alguma coisa aconteceu comigo: a experiência soropositiva nas obras de Caio Fernando Abreu e Hervé Guibert, 1988-1996, de Eliza da Silva Vianna (Salvador: Diálogos, 2022)
André Mota
648-649
PDF (Português (Brasil))
O Projeto Várzea: uma história relacional da ciência na Amazônia brasileira (1945-2019), de Décio de Alencar Guzmán (Belém - PA: Editora Paka-Tatu, 2022)
Leandro Gomes Moreira Cruz
650-655
PDF (Português (Brasil))
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Qualis
Acesso aos números da Revista da SBHC (1985-2007)
Informes
Não há chamadas abertas no momento.
Tweets de @rbhciencia
Indexadores
Bases e diretórios
Palabras clave
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as